Sedentarismo mata mais que cigarro!

Com os Jogos Olímpicos de 2014 próximos, pesquisadores de várias partes do mundo acharam um bom momento para alertar sobre os riscos que o sedentarismo traz na vida, mostrando os benefícios das atividades físicas, desde quando 1/3 da população  não pratica nenhuma atividade física.


Para a comparação e melhor entendimento deste problema, esses pesquisadores estimaram o peso da inatividade física com algumas doenças não transmissíveis que matam pessoas pelo mundo inteiro. O foco foram doenças que a ONU aponta como ameaças globais à saúde, tipo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer ( mais especificamente os de mama e cólon, que vêm relacionados ao sedentarismo). Também tentaram estimar quantas mortes poderiam ser evitadas pelo mundo.
Os resultados mostraram que uma parcela de 6% a 10% da ocorrência das doenças mencionadas são provocadas pelo sedentarismo
Para termos  ideia do significado disso,  Essas estatísticas comparam-se a do cigarro, amplamente aceito como um grande mal à saúde. O Fumo causa cerca de 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro. Um pouco menos do que as 5,3 milhões de vidas perdidas no mesmo período devido ao sedentarismos no dia a dia.
Muitas pessoas têm o mau entendimento de que é necessário ser um atleta para fazer alguma diferença, quando não é verdade, 30 minutos por dia de caminhada 5 vezes por semana,  já é o suficiente para melhorar a qualidade de vida e tiraria a pessoa da categoria dos sedentários.
Muita gente também faz questionamentos em relação as atividades moderadas. A dica que os estudiosos é que você precisa sentir seus batimentos cardíacos aumentarem de forma que consiga manter uma conversa com um amigo, mas que não tenha fôlego suficiente para cantar. Qualquer exercício que se encaixe nesse perfil é válido: de nadar a pedalar. Mas não é preciso se matricular em uma academia. Fazer jardinagem, dançar, brincar com as crianças, passear com o cachorro ou ir à pé até o trabalho também se incluem nessa categoria. São atividades que contribuem para a saúde. Iniciá-las e mantê-las no cotidiano é um bom negócio, tanto quanto parar de fumar.











0 comentários:

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acorda Alice Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados