Especial dia das crianças - 10 brincadeiras antigas para crianças
Amarelinha, esconde-esconde, adoleta... Provavelmente você, seus
pais e avós conhecem essas brincadeiras clássicas. Que tal, agora,
ensiná-las para seus filhos?
Amarelinha
Joga, pula e agacha! Para brincar de amarelinha é
preciso desenhar no chão um caminho dividido em casas numeradas. Após
jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança
vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar,
apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda
casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante não
pode pisar, perder o equilíbrio ou jogar a pedra na risca nem atirá-la
fora da risca. Se isso acontecer, ele perde a vez. Vence quem completar o
percurso primeiro.
Pular corda
"Com quem você pretende se casar?" Você já pulou
corda cantando esta música? A brincadeira funciona mais ou menos assim:
duas crianças batem a corda bem próxima ao chão, enquanto as outras
pulam. Os saltos devem seguir uma sequência determinada e mudam de
acordo os comando de voz indicados na cantiga. A altura da corda vai
aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um
participante capaz de pular a corda àquela altura.
Pique-bandeira
A brincadeira é assim: as crianças são
divididas em dois times de três a sete participantes. Cada grupo fica
com um lado da quadra. Na linha de fundo do campo de cada grupo fica a
bandeirinha do time. O objetivo do jogo é roubar a bandeira do
adversário e proteger a sua, tudo isso atravessando os campos correndo.
Se algum participante for pego, ele precisará ficar paralisado no lugar.
O time que resgatar a bandeira primeiro é o grande vencedor!
Pular elástico
A brincadeira de elástico vai ficando mais
difícil conforme sobe a altura dele, que começa nos calcanhares e vai
até o pescoço. O ideal é que duas crianças fiquem aproximadamente 2
metros afastadas uma da outra, enquanto a outra se posiciona no centro
do elástico para fazer todos os movimentos da cantiga. É megadivertido!
Pode pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora
dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Se errar, o participante
troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico.
Esconde-esconde
Esta brincadeira é fácil!
Uma criança deve ser eleita como pegadora. As demais precisam correr
para de esconder e fugir dela. Quem for apanhado assume a posição de
pegador. Os participantes podem, também, escolher um pique, local
designado pelo grupo como neutro, onde se fica a salvo.
Bolinha de gude
Para brincar de bolinhas de gude, primeiro,
cava-se um buraquinho, conhecido como poça. Ao acertar a bolinha dentro
do buraco, o participante ganha o direito de lançar sua bolinha contra
as dos adversários. As bolinhas atingidas são conquistadas. Se errar, a
vez passa para o próximo. O jogo acaba quando um participante conseguir
ganhar todas as bolinhas.
Queimada
Vamos brincar de queimada? Primeiro, os jogadores
devem ser divididos em duas equipes - cada uma ocupa metade da quadra.
Neste jogo, a bola é usada para atingir membros do time rival. Se eles
conseguem agarrá-la, estão salvos. Se são queimados (quando a bola tocar
alguma parte do corpo deles e cair no chã), vão para o fundo do campo
adversário, chamado morto ou cemitério. Vence o time que eliminar todos
os participantes da equipe concorrente.
Cinco-marias
As "marias" são saquinhos de pano cheios de
areia. O objetivo deste jogo é pegá-las do chão, jogando cada uma delas
para o alto sem soltar as anteriores, em sequências cada vez mais
difíceis. Quem erra perde a vez e depois retoma de onde parou. Ganha
quem avançar mais fases.
Passa anel
Uma criança fica com o anel, enquanto as outras do
grupo se sentam uma ao lado da outra com os braços apoiados no colo e
com a palma das mãos unidas. A "escolhida" segura o anel entre a palma
das mãos e passa as mãos pelas mãos dos amiguinhos. Quando resolve
parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos
participantes: "Com quem está o anel?". Se ele acertar, será o próximo a
passar. Se errar, quem recebeu o anel é que passará.
Adoleta
"A-do-le-tá, Le-pe-ti pe-ti-pe-tá, Le café com
chocolá. A-do-le-tá..." Há inúmeras brincadeiras feitas com as mãos,
cada uma com músicas e movimentos específicos, como adoleta e babalu,
mas no geral todas são bem parecidas. Primeiro, começa-se batendo as
palmas e fazendo os gestos devagar. Com cuidado, todos vão aumentando a
velocidade para não errar.
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